12ª Edição de Entrega dos Prémios Excelência Casa de Espanha 2015 às melhores empresas Portuguesas de Capital Espanhol: GESTAMP AVEIRO, a melhor empresa no exercício de 2.014.
Casa de Espanha premeia as melhores empresas portuguesas de capital espanhol em Oeiras. Oeiras, Julho 8, 2015: A Casa de Espanha realizou pela primeira vez em Oeiras, no dia 8 de Julho, na Adega do Palácio do Marquês de Pombal a 12ª Edição da entrega dos prémios Excelência Casa de Espanha. Esta cerimónia foi realizada este ano em parceria com a Oeiras Invest – Agência de Desenvolvimento e Promoção de Oeiras.
A cerimónia contou com a ilustre presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas; do Presidente da Oeiras Invest, António Moita e do Ministro conselheiro da Embaixada de Espanha, Alvaro Sebastian de Erice.
Nesta cerimónia várias são as empresas nomeadas mediante dados exclusivamente quantitativos referentes aos resultados do ano de 2014 em termos de Valor Acrescentado, Crescimento do Volume de Negócios, Rentabilidade dos Capitais, Produtividade Real, Criação de Emprego e Autonomia Financeira.
Foram entregues 11 prémios:
A melhor empresa do ano foi a GESTAMP Aveiro, empresa que desde 1988 fabrica componentes e conjuntos Metálicos para Automóveis, integrada desde 2001 no Grupo Corporación Gestamp, presente en 20 Países com cerca de 100 Fabricas e 32.000 empregados. A Gestamp pontuou nos 6 critérios analisados, destacando seu crescimento e geração de emprego em 2.014.
O segundo prémio foi entregue a EUROSCUT Algarve, empresa do Grupo CINTRA, filial de FERROVIAL, que leva 47 anos gerindo Autoestradas. O seu crescimento e produtividade levaram a empresa a este Prémio.
- O terceiro lugar foi atribuído a SILICÁLIA Portugal, filial do Grupo COMPAC, empresa espanhola fundada em 1975, líder em fabrico de superfícies decorativas de qualidade (quartzo e mármore). Crescimento, geração de emprego e rentabilidade foram os critérios em que obteve maior pontuação.
- HUTCHINSON (Porto) TUBOS FLEXIVEIS, obteve o quarto lugar também pelo seu crescimento em faturação e emprego. É uma das unidades industriais do Grupo que iniciou atividade em França em 1853, no setor de caucho. Por o capital ser detido pela filial espanhola, aparece em esta classificação.
- ENDESA (atividade comercializadora), ocupa o quinto lugar pelas suas elevadas produtividade e rentabilidade. Em poucos anos situou-se entra as 25 Empresas que mais faturam em Portugal. Recebe também o Prémio Oeiras Invest, por ter Sede neste Concelho.
As outras 5 empresas premiadas foram:
- UNIVEG LOGISTICS (do Grupo belga do mesmo nome, detida pela filial espanhola),
- KÜHNE + NAGUEL (empresa logística do Grupo alemão do mesmo nome, detida pela filial espanhola),
- FINLOG (sector Automóvel, detida a 50% por MARFRE e Salvador Caetano),
- El Corte Inglés (que já venceu este Prémio em 2.008),
- TEJO ENERGIA (proprietária da Central do Pego, participada pela ENDESA, e que foi nominada em 8 das 12 Edições deste Prémio).
Permanência na Excelência (tendo em conta as 12 Edições):
Para destacar as empresas que mantêm presença nestes Prémios, atribuímos esta categoria a empresa que soma melhores classificações na soma de todas as Edições: FINERGE, vencedora em 2010, 2013 e 2014, recebe este ano este galardão. É uma empresa da Enel Green Power, filial do Grupo ENEL.
As empresas premiadas nos anos anteriores com o Primeiro Prémio foram: Laboratórios ALTER (2004, 2005,2006), REPSOL Gás (2007), El Corte Inglés (2008), Santander Totta (2009), FINERGE (2010, 2013, 2014), PROSEGUR (2011) e CME (2012).
Existem em Portugal cerca de 2 mil empresas com capital maioritariamente espanhol. Incluindo as filiais de Multinacionais de outra origem, mas cujo investimento em Portugal é feito através da filial espanhola.
Nas 1.000 Maiores Empresas de Portugal encontramos 90 empresas de Capital Espanhol, mas podemos calcular em 6% o “peso” deste conjunto empresarial no Valor Acrescentado das empresas portuguesas, já que a penetração no conjunto de PME´s é inferior as Grandes Empresas.
Este conjunto empresarial tem presentado em todos os anos em análise resultados muito positivos, tendo-se adaptado com êxito a situação de crise. Alguns dados do último exercício:
- Tem-se privilegiado a produtividade perante o crescimento: em 2.014 manteve-se o nível de faturação, tendo diminuído os ativos mas com crescimento significativo dos resultados.
- A rentabilidade média foi de 10,2% dos Capitais e 3,2% das Vendas, valores excelentes e muito superiores a média nacional.
- Embora tem havido ligeira contração do emprego, estas empresas são excelentes pagadoras: o custo medio das despesas de pessoal ultrapassa os 25 mil € por trabalhador.
As 11 empresas premiadas estão estabelecidas em toda a geografia nacional (5 tem Sede no Porto) e incluem empresas de todos os sectores: industria, comercio, energia, serviços.
A Casa de Espanha dispõe de uma Base de Dados com 2 mil empresas portuguesas que tem pelo menos 40% de capital espanhol, e de mais da metade dispomos de informação quantitativa (informação IES), dos últimos exercícios.