A Casa de Espanha realizou em Lisboa, no dia 7 de Julho, na Fundação Portuguesa das Comunicações a 13ª Edição da entrega dos prémios Excelência. A cerimónia contou com a ilustre presença da Embaixadora do Panamá, que apresentou um vídeo sobre a ampliação do Canal e falou das implicações no futuro do Comercio Internacional. (Foto: Guillermo de Llera, Presidente de Casa de España en Lisboa).
Nesta cerimónia várias são as empresas nomeadas mediante dados exclusivamente quantitativos referentes aos resultados do ano de 2015 em termos de, Valor Acrescentado, Crescimento do Volume de Negócios, Rentabilidade dos Capitais, Produtividade Real, Criação de Emprego e Autonomia Financeira.
Foram entregues 11 prémios:
- A melhor empresa do ano foi a REPSOL POLÍMEROS
- O segundo prémio foi entregue á SECURITAS DIRECT PORTUGAL
- O terceiro lugar foi atribuído a ROCA, S.A
Permanência na Excelência (tendo em conta as 13 Edições):
Para destacar as empresas que mantêm presença nestes Prémios, atribuímos esta categoria á empresa que soma melhores classificações na soma de todas as Edições: TEJO ENERGIA
As outras 6 empresas premiadas foram:
- DRAVO, S.A - GESTAMP AVEIRO
- INDÚSTRIA DE ACESSÓRIOS DE AUTOMÓVEIS, S.A
- FINLOG- ALUGUER E COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS, S.A.
- PEGOP- ENERGIA ELÉCTRICA, S.A.
- EUROPASTRY PORTUGAL, S.A.
- SILICALIA PORTUGAL
- INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE AGLOMERADOS DE PEDRA, S.A.
As empresas premiadas nos anos anteriores com o Primeiro Prémio foram: Laboratórios ALTER (2004, 2005,2006), REPSOL Gás (2007), El Corte Inglés (2008), Santander Totta (2009), FINERGE (2010, 2013, 2014), PROSEGUR (2011), CME (2012) e GESTAMP Aveiro (2015).
Existem em Portugal cerca de 2 mil empresas com capital maioritariamente espanhol. Incluindo as filiais de Multinacionais de outra origem, mas cujo investimento em Portugal é feito através da filial espanhola.
Nas 1.000 Maiores Empresas de Portugal encontramos 90 empresas de Capital Espanhol, mas podemos calcular em 6% o “peso” deste conjunto empresarial no Valor Acrescentado das empresas portuguesas, já que a penetração no conjunto de PME´s é inferior as Grandes Empresas.
Este conjunto empresarial tem presentado em todos os anos em análise resultados muito positivos, tendo-se adaptado com êxito a situação de crise. Alguns dados do último exercício:
- Tem-se privilegiado a produtividade perante o crescimento: em 2.015 manteve-se o nível de faturação, dos activos e dos Capitais mas com crescimento significativo dos resultados.
- A rentabilidade média foi de 10,4% dos Capitais e 3,7% das Vendas, valores excelentes e muito superiores a média nacional.
- E tem havido ligeiro aumento do emprego, estas empresas são excelentes pagadoras: o custo medio das despesas de pessoal ultrapassa os 25 mil € por trabalhador.
As 10 empresas premiadas estão estabelecidas em toda a geografia nacional (tem Sede en 7 distritos diferentes) e incluem empresas de todos os sectores: industria, comercio, energia, serviços. A Casa de Espanha dispõe de uma Base de Dados com 2 mil empresas portuguesas que tem pelo menos 40% de capital espanhol, e de mais da metade dispomos de informação quantitativa (informação IES), dos últimos exercícios
Pie de foto: Los patrocinadores, los Consejeros de Presidencia y el Ministro Consejero de la Embajada de España y las 3 primeras empresas premiadas